sábado, 16 de janeiro de 2010

6 O que é o Globo de Ouro?

Premiação é conhecida por funcionar como um dos termômetros do Oscar

No próximo dia 17, acontecerá, no Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills, a 67ª edição Globo de Ouro. Isso você ja deve saber. Deve saber também quem são os indicados, os apresentadores e os grandes favoritos.

Mas o que é o Globo de Ouro? O Globo de Ouro é o prêmio concedido anualmente pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, que escolhe os melhores entre os filmes e as séries da TV norte-americana.

A organização foi fundada em 1943, por 8 jornalistas estrangeiros. A primeira festa aconteceu em 1944, nos estúdios da 20th Century Fox, com as categorias de melhor filme, ator, atriz e coadjuvantes. O único ano onde não houve cerimônia de premiação foi o de 2008, devido à greve dos roteiristas, sendo realizada apenas uma entrevista coletiva para dizer os vencedores.

Diferentemente da premiação do Oscar, o ambiente do Globo de Ouro é bem descontraído. É como se fosse um encontro entre amigos. Não há todo aquele glamour. A premiação não acontece em um enorme auditório. Acontence em um banquete num hotel, com os convidados dispostos em mesas, tomando um bom champanhe.

O Golden Globes Awards é, ao lado dos prêmios do sindicatos - de atores, diretores, roteiristas e produtores -, o melhor guia para às premiações do Oscar, dando idéia de qual rumo a Academia tomará.

A partir das 22h de amanhã (17/01), a TNT transmitirá a premiação, desde a chegada dos convidados até a entrega dos prêmios, que começa às 23h. A festa ainda contará com uma homenagem à Martin Scorsese, que vai receber o prêmio Cecil B. DeMille. O apresentador será o comediante britânico Ricky Gervais.

6 comentários:

kah disse...

Torço para 'Bastardos Inglórios', mas acho que ja ta mais do que óbvio que 'Guerra ao Terror' saira vencedor. Mas tenho esperança para roteiro e ator coadjuvante...

www.cinemaemdvd.blogspot.com

Caio Coletti disse...

Pois é, cara, o Globo de Ouro é mesmo o maior "termômetro do Oscar" que temos, mas tem muita gente que se baseia demais nele para apostar no prêmio da Academia. O pessoal do Oscar gosta de surpreender, apesar de tudo.

Mas então, cara, não tenho TV a cabo, vou ver se acho alguma coisa na Internet. Teve uns anos que o SBT transmitiu o Globo, não sei se essa tradição ainda continua. De uma forma ou de outra, que comecem as premiações! :D

Abraço! :D

Jeniss Walker disse...

ja na expectativa para o prêmio. adoro o tapete vermelho. a festa em si é mais dinâmica que a do Oscar. abraço :)

e que Vença 'Guerra ao Terror'

Cintia Carvalho disse...

Oi Mateus!

Meu jovem, muito legal sua crítica sobre o filme "se beber não case". Este eu vi e adorei. A história é divertidíssima e agrada ao público. Inclusive, lendo no blog de um amigo, soube que ao sair em DVD nos EUA a procura foi tão grande que ele se esgotou em pouquíssimas semanas. Uma surpresa mesmo.
Enfim, um bom programa para qualque cinéfilo.

Ja Sherlock Holmes ainda não vi. Mas, tenho lido boas críticas sobre ele. Vc foi a segunda pessoa que vejo não falar tão bem da história. Agora o que é unanimidade é a atuação da dupla RDJ e JL. Me parece que acertaram em cheio ao escalar estes dois atores. Depois que eu ver, falo para vc o que achei.

Bem, quanto ao globo de ouro, neste ano pela primeira vez poderei assistir e to aqui na contagem regressiva.
Ficou muito legal seu texto contando um pouquinho da história desta premiação. Informações novas que eu desconhecia.
Até pensei em escrever um texto com este conteúdo, porém devido a falta de tempo para pesquisar sobre ele não pude fazer.

Por isso gostei muito de suas informações.

Depois eu volto aqui para falarmos dos ganhadores do GO.

Um beijinho carinhoso.

Hugo disse...

Eu sou um pouco do contra, gosto de saber quem ganhou, mas não tenho paciência para assistir a cerimônia. Seja Oscar, Globo de Ouro ou qualquer outra premiação.

Abraço

Renan Canuto disse...

Ricky Gervais, lamentavelmente, foi o destaque negativo do evento, fazendo graça com a tragédia no Haiti. Um babaca!

Entre os que concorreram, vi apenas Bastardos Inglórios - por sinal, um grande filme. E tava na cara que Christopher Watz ganharia o prêmio de melhor ator coadjuvante, pois ele teve uma atuação impecável no longa de Tarantino.

Descobri este blog hoje, gostei e estou seguindo!

Abraço!

Postar um comentário

O Cinema para Desocupados agradece pelos comentários!

Sempre que necessário os responderemos.