domingo, 16 de janeiro de 2011

5 O Globo de Ouro 2011

  
Mais do que um  simples "termômetro" do Oscar, prêmio da HFPA acontece hoje.

Hoje (16/01) acontece no hotel Beverly Hilton na Califórnia a 68ª entrega dos Golden Globes - prêmio concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (entenda mais sobre o prêmio nesse texto).

Além de laurear os melhores do cinema e da televisão, o Globo de Ouro é conhecido também como um dos termômetros do mais importante prêmio do cinema norte-americano: o Oscar. Mas, diferentemente da premiação concecida pelos sindicatos, que possuem muitos votantes em comum com o prêmio da Academia, o Globo de Ouro é votado por jornalistas e funciona não como um indicador direto dos premiados, mas dos indicados.

Os membros da Academia, não tem tempo para assistir a todas as produções cinematográficas do ano (afinal, eles trabalham fazendo cinema, e não assistindo). Cabe, então, aos jornalistas da área - que, em razão do trabalho,  assistem a quase tudo lançado por lá no ano - "selecionar" aquilo que, de fato, vale a pena ser visto.

Nesse sentido, podemos observar que o Globo de Ouro exerce uma influência bem maior do que um mero "termômetro" do Oscar. Influência essa que a jornalista brasileira (e votante) Ana Maria Bahiana definiu muito bem em seu texto de hoje no UOL Cinema ao dizer que  os Golden Globes  tem "a capacidade de desenhar o campo para cada disputa, abrindo espaço para o talento, a qualidade e a originalidade que de outra forma poderia passar despercebido no maior mercado audiovisual do mundo".

Deixando de lado essas questões, o fato é que a cerimônia do Globo de Ouro é muito mais descontraída e divertida de se assistir que a do Oscar, apesar dos esforços desse para tornar  a sua  premiação menos  cansativa e burocrática. Para os Globos desse ano, falando de cinema, os grandes favoritos são A Rede Social e o inglês O Discurso do Rei, nos dramas, e Minhas Mães e Meu Pai, nas comédias.

O apresentador será mais uma vez o comediante britânico Rick Gervais e Robert De Niro é o homenageado da vez. A TNT transmitirá a premiação desde a chegada dos convidados até a entrega dos troféus, a partir das 22h, enquanto o E!, além da chegada dos convidados, a partir das 21h, mostrará, também, a festa pós prêmio, às 2h.

5 comentários:

Silvia Freitas disse...

Olá! Tem a indicação de um selinho de qualidade para o seu blog no Na Manha do Gato. Passa lá pra pegar!


Qto ao Globo de Ouro, preferia A Origem do que A Rede Social. Gsotei do Jim ter ganho melhor ator de comédia de para tv. Bjs, Silvia

Gata Lili disse...

Olá. Vim aqui por meio do blog da Silvia. Interessante seu blog, rico de informações. Tenho uma amigateira que gosta muito de cinema e vou indicar seu espaço aqui na net para ela conhecer. Um grande abraço. Se curte felinos, deixo o convite para conhecer o meu blog, twtter @gatalili
Abs.

Plutonauta disse...

Cara, a Natalie Portman ganhou como melhor atriz .... sensacional ... eu adoro ela, mereceu muito !!!!

Apesar de ter muitas semelhanças com o Oscar, às vezes vemos alguns serem premiados no Globo de Ouro e não no OScar e vice versa também .... espero que a Natalie Portman ganhe o Oscar tb ....

Guiherme disse...

Não gostei que a Rede Social ganhou o Globo de Ouro, pois no filme aparece o criador de um site de download de músicas, logo lembro que em seguida vieram os sites com pirataria de filmes. Premiar esse filme para mim é o mesmo que assinar um documento a favor da continuidade da pirataria. Vou seguir o blog

http://acervodocinema.blogspot.com
http://memoria da setimaarte.blogspot.com

Mateus Souza disse...

Silvia: Obrigado pela lembrança, logo logo postarei aqui os meus blogs indicados ao selo também.

Lili: Obrigado, hehe. Gosto de gatos, sim - de animais em geral.

Plutonalta: Mereceu mesmo. O Oscar deve ser dela também!

Guilherme, não sigo muito esse raciocínio e, mesmo se seguisse, o filme não mostra o Sean Parker com um exemplo de pessoa, na verdade, o mostra apenas como jovem imaturo e psicótico. Obrigado por nos seguir.

Postar um comentário

O Cinema para Desocupados agradece pelos comentários!

Sempre que necessário os responderemos.